Tux Raganrok
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[LinuxOnly] Som no Rag

Ir para baixo

[LinuxOnly] Som no Rag Empty [LinuxOnly] Som no Rag

Mensagem por Engineer Sex Fev 26, 2010 1:08 am

Poisé, eh um problema de muitos que usam linux. O som não pega de jeito nenhum, você põe tudo no máximo, e nada. Bem, depois de uma pesquisada, eu achei umas dicas, e vo postar aki pra ajudar nossa galera. Bem, aki vai.

Em primeiro lugar você precisa de... Uma placa de som. Isso que vocês viram mesmo. Tá bom, ja chega. Agora é sério. Em primeiro lugar, você tem que ter a certeza que o som está funcionando. Rode um tocador de musica ae, xmms, sei lá, e se tiver funcionando, então ok. Agora, configure o wine. abra um terminal e escreva:
Código:
 winecfg
Legal isso né? "CODIGO". Enfim.

Clique na aba "Audio"

Dependendo do driver de audio que tem aí no seu pc, você vai ter que escolher um. Geralmente é o ALSA, e geralmente ele já está escolhido. Agora, lá em baixo está o DirectSound. Em Hardware Acceleration, você deve colocar Emulation. Enrolei tanto, mas na verdade é esse "Emulation" que é a chave de tudo. Mas tem que explicar um pouquinho, não eh todo o mundo q usa linux que é expert, né?
Agora você tem que configurar o rag, né? Vá na pasta de qualquer ragnarok e procure o arquivo de configuracão (no bRO, por exemplo, Setup.exe) e execute ele com o wine. Então vai ter um lugarzinho que se estiver selecionado "No Sound", você deve mudar pra qualquer outra coisa. Só pra testar. Então rode o rag. Pode acontecer 2 coisas:
1: rodar perfeitamente, lindamente e com som
2: não rodar.

Então nesse caso, uma possibilidade é que o sistema de som já está em uso. Nesse caso você deve fechar o aplicativo que está usando o som. No caso, pode ser aquele msnzinho, ou o TeamSpeak. Pelo que sei, se for pelo ALSA não dá pra usar o sistema de som com mais de um aplicativo. Me corrijam se eu estiver errado. Depois de ter fechado todos os aplicativos de som, tente rodar de novo. O certo é rodar direitinho. Senão, poste aqui que eu tento ajudar.

RESUMO (pros que sacam de linux):

Abra o winecfg, vá na aba audio, e em Hardware Acceleration, coloque "Emulation".
Habilite o som no rag
Feche todos os aplicativos de som.
Rode o rag :D

Obs: Qualquer erro, dificuldade ou reclamacão da vida, poste aki (porem ja tem uma área para reclamacões da vida no fórum) Esse eh meu segundo guia, mas meu primeiríssimo nesse fórum. Então deem um desconto pros meus erros '-'
Engineer
Engineer
Recruta
Recruta

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos